No final do mês de outubro e início de novembro, elaboramos trabalhos sobre a Revolução Francesa, desde o Antigo regime á Conseqüências imediatas e tardias da Revolução. Meu grupo ficou com o tema do Antigo Regime, abordando como temas centrais :
Características gerais do Absolutismo Francês nos séculos XVII: Os reinados de Luis XIV e Luis XV
a) Aspectos políticos
b) Aspectos Econômicos: características do mercantilismo francês
c) Aspectos socioculturais: modo de viver (estilos de vida: nobres x povo)
d) Religião: os conflitos religiosos
Abaixo está o link onde foram resumidas todas essas informações e apresentadas para a sala. Todas as informações contidas nesse Power Point são retiradas de sites da internet e do meu livro didático, ao final da apresentação, todos os sites de onde as informações foram tiradas estão especificados.
PowerPoint
Patriotismo e a Super Valorização de Uma Cultura ''Superior''
Marcadores: Curiosidades 0 comentáriosEsse assunto não tem muito a ver com a matéria das aulas de história e muito menos com as matérias do livro. Venho falar de um assunto muito comum hoje em dia. O Patriotismo.
A televisão, é um meio de comunicação que se percebe várias formas de patriotismo. Assistindo ao filme Superman e Capitão América, é visível que o uso das cores nas roupas dos super heróis não é em vão, se comparado as cores da bandeira Americana (azul, vermelho e branco). E se analisarmos cada contexto do filme, a imagem que que se passa é que, ''super heróis'' são pessoas americanas, com um esteriótipo perfeito e um exemplo para a sociedade. De uma forma ou outra, é um modo de mostrar patriotismo.
O ato de ''vangloriar'' um outro tipo de cultura, não está apenas em filmes. Está nas músicas( há quanto tempo não se houve falar de um cantor brasileiro de qualidade, fazendo um show internacional, mas em comparação, Paul McCartney , Joss Stone, Link Park e entre outros cantores e bandas estrangeiras estão aqui ''quase todo ano''), na comida (Fast Food) e muitas outras coisas.
É claro que o Brasil tem muitas deficiências, mas também tem o seu lado bom. Ninguém é obrigado a gostar de certos tipos de coisas e nem concordar com alguma atitudes, mas na maioria das vezes as pessoas que criticam o próprio país são as que menos fazem algo para mudar. É mais fácil aceitar uma nova cultura, supostamente perfeita, mas sem conhecimento de sua origem do que valorizar o que o nosso próprio país tem de bom e procurar ajudar resgatar os valores e a nossa cultura.
Assinar:
Postagens (Atom)