Em uma notícia veiculada pelos jornais no dia 04/12 é totalmente preocupante, um país como Brasil está ocupando o penúltimo lugar no ranking(40') das piores educações do mundo. Agora é a hora de se perguntar. Onde está o erro ? Quem o culpado e como vamos fazer para reparar essa imensa falha ?
Ha bastante tempo atrás, a educação era considerada um dos primórdios para a evolução e crescimento de um país e hoje esses valores se inverteram. Há países sim, em que a educação e o estudo ainda são considerados os pilares certeiros para um futuro promissor de muitos jovens, a exemplo disso o primeiro lugar do ranking: Finlândia. Se fôssemos levar em conta, questões econômicas e IDH, outros país facilmente estariam em 1° lugar, mas a questão não é ''diploma nem aparências'' e sim o conhecimento adquirido, que é o que realmente é levado em conta na hora de embarcar no mercado de trabalho.
Migração de Cérebro : O que é e porque acontece e como isso reflete no Brasil ...
Em um país onde a educação nunca esteve tão em baixa, é quase um erro empresas tentarem admitir funcionários com altas qualificações, pois será difícil de encontrar e isso não acontece apenas por que a educação não está sendo bem valorizada, parte também vem dos jovens que perderam o interesse pelo conhecimento e muitas vezes buscam apenas notas. Juntando a isso, o baixo salário pago, jovens com qualificação optam por trabalhar em outros países (principalmente países Europeus, onde o salário é melhor). Isso é a migração de cérebro, jovens qualificados saem do país para trabalharem por muito mais dinheiro e qualidade de vida.
Crise econômica e o desemprego: Como o Brasil se encaixa nessa história ?
Por mais que o Brasil não seja um exemplo em educação, não é novidade que uma ''onda migratória'' tem atingido o país há um bom tempo. Um país onde não consta qualificação, é necessário exportar isso ou seja, oferecer emprego para estrangeiros capacitados. E a pergunta : Porque estrangeiros aceitariam sair de seu país onde ganham bem, para ganharam bem menos no Brasil ? Crise econômica. Certos países passam por grandes crises financeiras e isso acarreta em grande parte da população desempregada. O que esses desempregados fazem : saem de seu país em busca de um lugar onde eles sejam úteis, no caso do Brasil. É como se fosse um vai e volta eterno de pessoas, tanto estrangeiros como brasileiros.
A desvalorização dos professores , greve e baixos salários.
Os baixos salários que algumas profissões recebem não é novidade para ninguém, mas não há como negar que o salário de professor é totalmente desproporcional a importância que ele tem. De acordo com o novo acordo salarial( PISO), a remuneração mínima para o professor é de R$ 1.451,00 e que nenhum funcionário pode receber um valor abaixo disso, mas não é bem assim que as coisas acontecem e levando em conta o custo de vida atual e a carga horária de trabalho de muitos professores, o salário não é muito bom.
O que fazer para mudar esse quadro ?
Não é nada fácil mudar políticas públicas e muito menos o conformismo de muitas pessoas. É importante que a população tenha uma ''meta'' e coloque o estudo em primeiro lugar e isso não é algo que se conquista de imediato. É fruto de anos e anos de trabalho, de esforços de ambas parte ( governo, como obrigação por parte de investimentos e a população, que tem que estar apta a aceitar mudanças, não só de condutadas como também de ''pensamento''.
É preciso que as pessoas desde mais novas, aprendam a valorizar o estudo. Não só aquele feito em sala de aula, mas o aprendizado de forma geral. Aí sim, quando o estudo for colocado como meta principal algo pode mudar.