A República Romana se consolidou-se no período entre 509 a.C., quando Tarquínio,o soberbo foi assasinado ,até o ano de 31 a.C.Os romanos iniciaram as suas conquistas pela própia Península Itálica.No século III a.C., toda essa região já havia sido dominada.Roma, então , começa uma séries de guerras que marcam a conquista de todas as terras que circundam o Mar Mediterrâneo .
O poder na República
O poder na República Romana se concentrava fortemante nas mãos do Patrícios.Eram eles que controlavam quase toda a totalidade dos altos cargos .Os plebeus e os escravos continuavam sem nenhum direito político.
Organização Política da República
► Consulado : Os romanos passaram a ser governados por dois cônsules no lugar do rei.Os cônsules eram os supremos magistrados.Eleitos anualmente pela assembléia das centúrias,exerciam atividades administrativas e militares .
► Pretores: Responsáveis pela aplicações das leis.
► Questores : Eram responsáveis por administrar as finanças públicas .
► Cesores : Eram responsáveis pelo controle social, vigiavam a conduta do cidadão e faziam o receseamento dos cidadãos.
► Edis : Encarregados da conservação pública do policiamento e do abastecimento da cidade.
► Tribunos da Plebe : Surgiram no momento das lutas da plebe por seus direitos.Representando os plebeus, os tribunos conquistaram o direito de veto às decisões do Senado.
* Comítia Curiata : cuidava dos assuntos religiosos, possuía relativa importância na época monárquica, durante o período republicano conservou somente funções honoríficas.
* Comítia Centuriata :Formada pelos centúrias(divisões políticas e militares composta por cem cidadões),a quem cabia de fato discutir e votar as propostas.
Eram as seguintes as atribuições dos comícios por centúrias:
► eleitorais: elegiam os magistrados maiores (cônsules, pretores, censores, ditadores)
► legislativas: além das leis em geral, votavam as leis relativas à declaração de guerra, ao restabelecimento da paz e à conclusão de tratados.
► Judiciárias: apreciavam a recurso, interposto pelo cidadão, da sentença de condenação de morte.
Organização Social
A República Romana estava dividida em quatro classes :
► Patrícios (eram grandes proprietários de terras.Desfrutavam de direitos políticos e podiam desempenhar altas funções públicas.)
► Clientes: eram homens livres que se associavam aos patrícios, prestando-lhes diversos serviços pessoais em troca de auxílio econômico e proteção social.
► Plebeus: eram homens e mulheres livres que se dedicavam ao comércio, ao artesanato e aos trabalhos agrícolas.
► Escravos: Representavam uma propriedade, e, assim, o senhor tinha o direito de castigá-los, de vendê-los ou de alugar seus serviços.Muitos escravos também eram eventualmente libertados.
Plebeus na cena pública
A classe da plebe não tinha nenhum direito de participar das decisões políticas,mas eram extremamentes necessários no exército, pois Roma precisava de um exército forte e numeroso, já que a plebe constituí grande parte da população.
Ao perceberem que eram extremamentes usados a plebe, ameaçou fundar uma outra cidade, no Monte Sagrado.Para voltarem para servir ao patrícios, os plebeus fizeram uma lista de exigências,entre elas a criação de um Comício da Plebe.
Algumas outras conquistas da plebe
- 450 a.C. – os plebeus conseguiram que fossem elaboradas as primeiras leis escritas; foram as Leis das Doze Tábuas (leis gravadas em pranchas de bronze);
- 445 a.C. – Lei Canuléia: permitia o casamento entre patrícios e plebeus. Mas na prática só os plebeus ricos é que conseguiram casar-se com patrícios.
- 366 a.C. – Lei Licínia: proibia a escravização por dívida e garantia direito à posse das terras públicas nas regiões conquistadas.
Fonte : Fonte 1
Fonte 2
Fonte 3
Fonte 4
0 comentários:
Postar um comentário